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Informações Associativas


Agora também pode usar o MBWay para pagamento de quotas e de formação.

MBWay 918470074 

IBAN: PT50 0035 0698 000 26015 0307 8 da C.G.D., balcão Restauradores - Lisboa

Enviar sempre comprovativo com o nº encomenda (no caso da formação) ou nº de Associado (no caso de quotas) para tesouraria@apotec.pt


 Desconfinamento - COVID-19

Caros Associados e Formandos,

No âmbito do Plano de Desconfinamento aprovado pelo Decreto-Lei nº 20/2020, de 1 de Maio, o atendimento presencial formativo na sede da APOTEC permanecerá suspenso até fins de Agosto, não obstante os serviços estarem em funcionamento.

Não obstante, o apoio formativo irá continuar através da APOTEC Academia, a plataforma de e-learning que preparámos para continuar a apoiar os Associados, com o rigor e dedicação que nos merecem.

O atendimento telefónico também se mantém através do nº 213552900 e dos emails habituais.

O Consultório técnico gratuito on line também está sempre disponível aos Associados.

Estamos a preparar o regresso da equipa, atendendo às circunstâncias e imperativos legais a que estamos sujeitos, pelo que em Junho contamos poder revê-los, ainda que em número mais reduzido que o habitual.

Recordamos aqui as "Novas medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica": 

Alerta-se especialmente para o uso obrigatório de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nos serviços e edifícios de atendimento ao público e nos estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de seis anos, sendo que incumbe às pessoas ou entidades, públicas ou privadas, que sejam responsáveis pelos respetivos espaços ou estabelecimentos, serviços e edifícios públicos ou meios de transporte, a promoção do cumprimento do disposto no presente artigo.

Nomeadamente, impedindo os utilizadores não portadores de máscara de acederem, permanecerem ou utilizarem os espaços, estabelecimentos ou transportes coletivos de passageiros e informar as autoridades e forças de segurança desse facto caso os utilizadores insistam em não cumprir aquela obrigatoriedade.


Saudações Associativas,

A Direcção Central




ASSEMBLEIA GERAL


Esteve marcada para o passado dia 28 de março a Assembleia Geral ordinária da nossa APOTEC.
Tudo se aprontou para o efeito e, para além de se cumprirem exigências legais, adivinhava-se a habitual viva participação dos Senhores Delegados, representantes de todos os Associados, com sugestões, contributos e mesmo críticas.
Era um encontro de grande relevo para a vida da Associação, pois estava em causa a avaliação do desempenho do ano anterior e da situação da Associação e a aprovação de instrumentos orientadores para a atividade do corrente ano.
Era importante encontrarmo-nos!
A situação epidemiológica do novo Coronavirus – COVID 19 porém tudo condicionou, a economia, as organizações, a vida social, a vida familiar e até a forma de respirar. É um flagelo vamos ter que viver com ele, pelo menos, por uns tempos.
A todos impôs sacrifícios, que perduram e, tudo indica se que irão acentuar, nos próximos tempos.
Não obstante a vida continua e temos que resistir!
Neste quadro, aos Contabilistas novos desafios se colocaram – mais trabalho com a preparação dos novos instrumentos de apoio às empresas e com o acompanhamento destas em suspensão ou redução de atividade, mas com obrigações acrescidas e sem dinheiro e a forma de responder com os constrangimentos que também afetaram, e afetam, as suas estruturas.
Naturalmente, que também a nossa Associação foi condicionada, mas não podia deixar de cumprir com o seu escopo e, com as limitações a todos impostas, tem procurado responder, guiando-se pelo quadro do antecedente do antecedente aprovado, com as necessárias adaptações, considerando a situação que se vive.
Importa, porém, que os sócios, por via dos seus delegados, se pronunciem sobre a sua – a nossa – Associação e, assim, tendo presente o disposto no art.º 18.º do Dec. Lei n.º 10-A/2020, brevemente será marcada nova data (até 30 de junho) para realização da Assembleia Geral.
Conta-se com todos e todos são importantes! Em tempos de crise só com união se pode resistir!

João Gonçalves Pinto
Presidente da Assembleia Geral da APOTEC

02.05.2020


Comunicação do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, relativamente à possibilidade de funcionamento dos gabinetes/empresas de contabilidade

Com a colaboração da APECA, junto se envia uma comunicação do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, relativamente à possibilidade de funcionamento dos gabinetes/empresas de contabilidade.


APECA - Exposição




Prémio de Contabilidade e Prémio de História da Contabilidade - ed. 2019 - resultados



Prémio de Contabilidade "Luiz Chaves de Almeida"


1.º PRÉMIO

Título: “A relevância da reforma Europeia de Auditoria sob a perspetiva dos auditores externos.”

Autores: Victor Nunes, Gabriel Alves e Fábio Albuquerque



2.º PRÉMIO

Título: “Relatório empresarial aprimorado: Análise dos fatores determinantes para a criação de valor.”

Autoras: Mariana Santos Ramos, Cristina Maria Gabriel Gonçalves Góis e Clara Margarida Pisco Viseu


3.º PRÉMIO

Título: “As tributações autónomas e a manipulação de resultados: evidência empírica nas pequenas e médias empresas portuguesas.”

Autoras: Andreia Sofia Neves de Sousa, Cidália Maria da Mota Lopes e Clara Margarida Pisco Viseu


MENÇÕES HONROSAS

Título: “A conformidade da prestação de contas em SNC-AP: as dificuldades sentidas pelos politécnicos da APNOR.”

Autora: Daniela Teixeira

Título: “A introdução da divulgação obrigatória de informações não financeiras em Portugal: Evidência de entidades cotadas em bolsa”

Autoras: Cristiana Vanessa Neves Ribeiro e Cecília Margarita Rendeiro do Carmo


Prémio de História da Contabilidade "Martim Noel Monteiro"

 Sem trabalhos vencedores




Reuniões livres mensais Direito do Trabalho



Por videoconferência

20 Abril - Relatório Único

08 Junho - Faltas, férias e feriados



Reuniões livres mensais 2020

Secção Regional de Braga


Local: Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional de Braga
Campus Camões
4710 - 362 Braga

Horário: Das 19h às 21h



 Estão suspensas até nova reformulação de datas

 (25 Maio; 29 Junho; 28 Setembro; 26 Outubro e 30 Novembro)



Bolsa de Emprego

Procura de:


Veja as novas ofertas aqui http://www.apotec.pt/bolsaempregos/



Destaques na imprensa nacional



Vida Económica, 09/8/2019 - Veja aqui

Contabilidade & Empresas, nº 58 - Veja aqui

Vida Económica, 26/8/2019 - Veja aqui

Expresso, 15/7/2019 - Veja aqui

Vida Económica, 12/7/2019 - Veja aqui

Contabilidade & Empresas, nº 57 - Veja aqui

Vida Económica, 31/5/2019 - Veja aqui



APOTEC questiona SEAF sobre obrigações de faturação a cumprir até 30/6 que carecem de formulários próprios ainda não disponíveis 

e já foi emitido o Despacho



Com o objectivo de poder esclarecer devidamente os seus Associados face às obrigações decorrentes do Decreto-Lei nº 28/2019 e subsequente Despacho nº 85/2019, a APOTEC  questiona o SEAF sobre:

- Para quando a disponibilização gratuita por parte da AT desta aplicação de faturação?

- A comunicação prevista no artigo 34º - Informação relativa aos estabelecimentos e art. 35º - Comunicação das séries documentais em utilização, ambos do DL 28/2019 carece de formulário para o efeito. Para quando a disponibilização do mesmo? E que tempo dispõem os sujeitos passivos para cumprimento destes formalismos, após disponibilização de meios para o efeito?

Para que os profissionais da contabilidade possam cumprir com as disposições legais, estão dependentes de condições externas, no caso, da Administração Fiscal. Aguarda-se resposta.