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Informações Associativas

PARABÉNS À APOTEC – 44º Aniversário -16 de Março
1977-2021


Conscientes das dificuldades em mudanças de paradigma nacional face aos desafios da profissão de contabilista, quer perante a AT e as empresas, quer entre a própria classe, sobretudo quando continuamos longe da maioria dos modelos vigentes nos outros Estados Membros da União Europeia, em termos de normativo profissional.
Os contabilistas adaptaram-se aos novos desafios, estudam, reciclam-se e para isso despendem gastos elevados para que o conhecimento adquirido face às novas exigências satisfaça as empresas que são quem lhes paga e colaboram obrigatoriamente com uma Autoridade Tributária ávida em obter receitas para assim melhor equilibrar o Orçamento do Estado.
 Melhorar tudo o que possamos oferecer aos associados e não só, será um dos pilares de suporte desta instituição para a continuidade dos seus propósitos.
Conscientes de que o futuro da APOTEC será aquele que os seus associados determinarem, não depende de outros, que não sejam aqueles que se têm dedicado à causa associativa.
Em prol dos associados afirma-se pela sua defesa, valorização e promoção, num garante da democratização da profissão do contabilista/fiscalista, com vista ao desenvolvimento e afirmação dos profissionais.
Temos confiança no futuro da APOTEC, o livre associativismo não é fácil, fácil é ter quem por nós resolva os problemas alheando-se das responsabilidades e da participação na resolução das situações que dizem respeito às vicissitudes profissionais. Fazem parte dos órgãos sociais da APOTEC, nacionais e regionais, cerca de 130 indivíduos, que num gesto de voluntariado tem contribuído para que a Associação esteja presente nas mais variadas posições em que se vê desafiada.
Aos Associados, a todos os órgãos sociais da APOTEC, aos colaboradores e aos amigos apresentamos os nossos agradecimentos por nos continuarem a acompanhar neste percurso do livre associativismo.

Viva a APOTEC!



Veja aqui alguns vídeos deste dia de celebração






APOTEC e a MDS Seguros celebram Protocolo - vantagens para os Associados

A APOTEC celebrou no passado dia 10 de fevereiro, um Protocolo de Cooperação com a MDS - Corretor de Seguros.
A MDS é líder da corretagem de seguros em Portugal e marca presença diretamente em sete países. Com mais de 35 anos de experiência, dispõe de uma vasta experiência e know-how que irá proporcionar aos associados da APOTEC o acesso facilitado a soluções personalizadas de seguros.
E porque os associados da APOTEC têm diferentes necessidades de proteção, a MDS analisará as especificidades de cada associado interessado, de forma a apresentar uma solução mais ajustada. Esta personalização será adequada, por exemplo, à dimensão empresarial, assim como dos respetivos colaboradores e agregados familiares (se aplicável e facultativamente), com condições de subscrição especiais ao abrigo de protocolos negociados pela MDS com várias seguradoras.
Numa altura em que a pandemia veio acentuar a necessidade de novas coberturas dos seguros de acidentes de trabalho, ajustadas ao teletrabalho e ao home office, e o uso massificado das tecnologias digitais e o inerente aumento do cibercrime, a MDS assumiu o compromisso de apoiar os associados da APOTEC com apresentação de soluções adequadas às múltiplas necessidades, dada a relevância económica e social dos profissionais da contabilidade e da fiscalidade.
O acesso às várias opções de seguros é feito exclusivamente através do site da APOTEC, com ligação à área privilegiada desenvolvida pela MDS.
Esta é mais uma vantagem que a APOTEC apresenta aos seus associados, numa altura em que o apoio, valorização e reconhecimento tão necessários são para os profissionais do sector.





ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA


CONVOCATÓRIA


Ao abrigo do n.º 3 do art.º 21.º do Estatuto, convoco os delegados para uma Assembleia Geral, a realizar no dia 31 de março de 2021, pelas 18 horas, por videoconferência (ZOOM), com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Discutir e votar o relatório e contas da Direcção Central bem como o parecer do Conselho Fiscal, referentes ao ano findo (alínea f) do art. 19.º);

2. Discutir e votar o orçamento para o ano corrente (alínea g) do art. 19º);

3. Informações de interesse para a APOTEC.

Nos termos do n.º 2 do art.º 21.º, do Estatuto, a Assembleia funcionará em segunda convocatória meia hora mais tarde, com qualquer número de delegados, no local acima indicado, se à hora fixada não se verificar o quórum previsto no n.º 1 do mesmo artigo. 

Os documentos, objetos de discussão e votação, serão enviados aos Senhores Delegados por correio eletrónico.

Lisboa,02 de março de 2020


O Presidente da Mesa da Assembleia Geral


João Filipe Gonçalves Pinto 


Pela defesa das empresas e dos recursos humanos - Informação aos Associados

A situação de pandemia que se vive quase há um ano e os sucessivos estados de emergência, em função da triste fatalidade de mortes que nos comove e aterroriza, não pode ser somente ultrapassada com os sucessivos e consequentes confinamentos, pelo grave risco de crise social, económica e financeira que tudo isto tem desencadeado.

A sociedade está em risco, quando as famílias e as empresas estão em risco. As sucessivas falências de muitas empresas das actividades forçadas ao encerramento, as dificuldades de tesouraria que não estão sendo atenuadas pelos apoios do Estado que se têm manifestado insuficientes, as contínuas dificuldades de otimizar plataformas públicas de respostas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos contribuintes face às obrigações e orientações emanadas a cada diploma legal publicado, estão a contribuir para a destruição da economia, para o agravar do desemprego, para a angustia colectiva que se consubstanciará na crise social que temos pela frente.

É fundamental a retoma das atividades. Mas é também fundamental que a reabertura da economia seja acompanhada de medidas sanitárias preventivas, de testagem e despiste, para que sejam diminuídos os riscos de contágio e interrompendo-se as cadeias de transmissão   do vírus SARS-CoV-2.

É possível fazê-lo, através de um correto planeamento para testar preventivamente todos os colaboradores das empresas.

No âmbito do apoio que a APOTEC tem prestado a vários projectos do Movimento Tech4COVID19, que surgiu de forma totalmente voluntária em Março de 2020, destacamos em especial a TestConnect, que é uma plataforma que permite o interface e comunicação entre instituições/empresas com necessidade de realizar o teste à COVID-19, e os laboratórios que realizam estes testes e fazem o acompanhamento planeado de cada organização.

Atualmente há já alterativas de testes com encargos muito mais reduzidos e acessíveis às empresas, que os tradicionais PCR. Os testes rápidos à COVID-19 são mais fáceis de administrar e com resultados em 15 minutos. Os testes de antigénio apresentam várias vantagens quando são parte integrante de um processo semanal de testagem nas empresas. Este tipo de testes consegue detetar a infeção dois a cinco dias depois do contágio.

Somos profissionais de contas. Fazemos aqui um exemplo:

 Uma empresa implementa o processo de testagem semanal dos seus recursos humanos. No caso de o colaborador apresentar um resultado positivo, é encaminhado para o rastreio epidemiológico do Serviço Nacional de Saúde. Se o resultado for negativo, o colaborador mantém a sua vida profissional e pessoal normal, voltando novamente a ser testado na semana seguinte, e assim em diante. Estes testes apresentam uma sensibilidade média de 95% e especificidade de 99%.

 E esta periodicidade semanal de realização de testes rápidos é essencial para o plano de retoma da actividade das empresas em segurança e mitigando os riscos de transmissão.

 Urge resgatar as empresas e os empregos. E só com um plano definido podemos contribuir para a melhoria da saúde pública e para a esperança da retoma da economia, das famílias, dos profissionais e, sobretudo, da esperança de um futuro para os mais novos.

 A TestConnect é uma solução para a implementação da testagem massiva dentro das empresas.

 Pode fazer o registo da sua organização em https://www.testconnect.pt/

 

A Direcção Central da APOTEC


Ver documento



INFORMAÇÕES TÉCNICAS



OFERTA DE FORMAÇÃO




Os Novos Sócios beneficiam de uma Acção de Formação Gratuita 

Os Sócios já existentes que divulguem e promovam a APOTEC, que proponham Novos Sócios, beneficiam também de uma Acção de Formação Gratuita (acções de formação limitadas a 6/7 horas – 1 dia)





ANO 2021


Reuniões livres mensais Direito do Trabalho - Dra. Ana Coelho


01.FEV. - Reunião Direito do Trabalho: Atualização Legislativa (COVID 19)

01.MARÇO - Reunião Direito do Trabalho: O regime das férias

22.MARÇO – Reunião Direito do Trabalho: Cessação de contratos

19.ABRIL - Reunião Direito do Trabalho: Relatório Único



Reuniões livres mensais - S.R. Braga - Dr. José Roriz

Mês    Dias

JAN.    25

FEV.    22

MAR.    29

ABR.    26

MAI.    31

JUN.    28

SET.    27

OUT.    25

NOV.    29




A APOTEC apoia a TestConnect


A TestConnect é uma plataforma que permite o interface e comunicação entre instituições com necessidade de realizar o teste à COVID-19, e os laboratórios que realizam estes testes e fazem o acompanhamento planeado de cada organização.

No âmbito do apoio que a APOTEC tem prestado ao vários projectos do Movimento Tech4COVID19, este é mais um projecto de ajuda e superação no âmbito da situação provocada pela Covid19. Venha participar também!




PRÉMIOS - "Contab. Luiz C. Almeida" e "Hist. da Cont. Martim N. Monteiro" 2020



Informação:

Votação do Júri do Prémio de Contabilidade "Luiz Chaves de Almeida", Ano 2020 – 28ª Edição

1.º PRÉMIO
Título: “A influência da fiscalidade sobre a contabilidade a partir do julgamento dos contabilistas certificados portugueses.”
Autores: Sofia Alexandra Marques Fernandes da Silva Pereira e Fábio Henrique Ferreira de Albuquerque


2.º PRÉMIO
Título: “A influência do modelo de governo das sociedades na divulgação de informação sobre instrumentos derivados.”
Autoras: Maria Sofia Martins, Sara Serra e Kátia Lemos


3.º PRÉMIO
Título: “A Importância da Ética no comportamento dos profissionais de contabilidade.”
Autores: José Carlos da Silva Ribeiro, Vasco Jorge Salazar Soares, Carlos Alexandre Quelhas Martins e Ana Cristina Dias Covas



Votação do Júri do Prémio da História da Contabilidade "Martim Noel Monteiro", Ano 2020 – 25ª Edição

MENÇÃO HONROSA
Título: “REAL FÁBRICA DAS SEDAS: ELEMENTOS HISTÓRICOS, SISTEMA CONTABILÍSTICO E MODELO DE GOVERNO (DURANTE A ADMINISTRAÇÃO POMBALINA)”
Autores: Cecília Duarte, Miguel Gonçalves e Cristina Góis



Os nossos agradecimentos a todos os participantes!




Reabertura serviços presenciais na sede da APOTEC

No dia 1 de Setembro, os serviços administrativos na sede da APOTEC retomam a sua actividade presencial, no atendimento aos Associados. 

Consulte as BOAS PRÁTICAS PARA EVITAR O CORONAVÍRUS NA SEDE DA APOTEC




Inquérito sobre automatização digital em serviços profissionais

A Comissão Europeia está a realizar um estudo sobre tendências e factores da automatização digital nos serviços profissionais. Procuramos prestadores de serviços profissionais nas áreas de engenharia, arquitectura, serviços jurídicos e de contabilidade, de países seleccionados da UE, para responder a um inquérito que constitui uma parte importante do estudo.




Agora também pode usar o MBWay para pagamento de quotas e de formação.

MBWay 918470074 

IBAN: PT50 0035 0698 000 26015 0307 8 da C.G.D., balcão Restauradores - Lisboa

Enviar sempre comprovativo com o nº encomenda (no caso da formação) ou nº de Associado (no caso de quotas) para tesouraria@apotec.pt



Comunicação do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, relativamente à possibilidade de funcionamento dos gabinetes/empresas de contabilidade

Com a colaboração da APECA, junto se envia uma comunicação do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, relativamente à possibilidade de funcionamento dos gabinetes/empresas de contabilidade.


APECA - Exposição