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Informações Associativas

Já conhece todas as Vantagens e Protocolos que a APOTEC tem ao dispor dos Associados?







A Direcção Central e demais Órgãos Sociais da APOTEC agradecem as muitas mensagens e contactos, de condolências pela partida do Presidente Manuel Patuleia.
Uma tristeza muito grande e uma esperança maior. 
Ficámos com a nobre missão de cumprir e incrementar o seu imenso legado pelo livre associativismo, pela contabilidade e pelos seus profissionais.
Obrigada Presidente Manuel Patuleia. E como ele mesmo tanta vez proferiu “a APOTEC não para”! E estará sempre presente para os seus Associados.


FALECEU O PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DA APOTEC, MANUEL PATULEIA

A Direcção Central e demais Órgãos Sociais da APOTEC comunicam o falecimento do seu Presidente da Direcção, Manuel Patuleia.
Uma tristeza muito grande e uma esperança maior.
Estamos a viver uma tristeza grande pela partida junto de nós de Manuel Patuleia, HOMEM integro, de fácil trato e fortes convicções, incansável capacidade de trabalho e refinado humor. Estas são algumas das qualidades que sempre se associarão ao nome de Manuel Patuleia.
Manuel Patuleia, associou-se à APOTEC em 1983, apesar de ter começado a trabalhar aos 19 anos na área da contabilidade. Técnico de contas desde 1965, em médias e grandes empresas, sendo por todos conhecido o seu vasto percurso profissional, nacional e internacional. Ligado ao livre associativismo através da APOTEC, ingressou nos órgãos sociais a convite do Dr. Luiz Chaves de Almeida em 1986 e desde então tem feito da defesa da profissão a sua forma de estar em sociedade e pela qual tem pautado eticamente a sua liderança iniciada em 1992 enquanto presidente da Direcção Central da APOTEC.
Como membro do Centro de Estudos do Sindicato Nacional dos Escritórios, acompanhou diretamente a problemática da Regulamentação dos Técnicos de Contas e mais tarde, em representação da APOTEC foi Presidente e vice-presidente da Comissão Instaladora da ATOC, em regime de rotatividade. É por isso o membro nº 3 da Ordem dos Contabilistas Certificados. 
São milhares de eventos entre formações, sessões de esclarecimentos, jornadas, encontros e congressos em que a sua presença foi sempre acolhida com o reconhecimento dos seus pares, das entidades congéneres e dos associados da APOTEC.
Com profundo conhecimento, profissionalismo e forte sentido humanista que Manuel Patuleia sempre se dedicou à causa APOTEC. 
E a APOTEC, em 2020 prestou-lhe o muito merecido reconhecimento do contributo de uma vida plenamente dedicada ao espírito de missão que norteia o livre associativismo, na defesa dos princípios e competências profissionais, aliadas à ética, conhecimento e humildade na construção de uma profissão e de uma sociedade mais justa, ao elegê-lo como Associado Honorário.
Uma tristeza muito grande e uma esperança maior.
Estamos a viver uma esperança maior pelo testemunho da vida de Manuel Patuleia pois nunca deixou de acreditar que a profissão de Contabilista merecia, por parte dos próprios profissionais e de todas as Instituições que com eles interagem, um relevante lugar na sociedade e um reconhecimento abrangente. Foi por tal que lutou até ao último minuto.
Que nunca nos falte a força e determinação para fazer jus ao seu legado tão rico e desafiante.
Obrigada Presidente Manuel Patuleia.

As nossas mais sentidas condolências à Família.







APOTEC e Wondertime, Lda. / Clickviaja.com celebram Protocolo

Caros Associados e Formandos,
A APOTEC e a Wondertime, Lda. / Clickviaja.com celebraram no passado dia 10 de Agosto, um Protocolo concedendo a todos os associados e colaboradores da APOTEC e os descontos e mais valias nas transações comerciais promovidas por este parceiro.

Veja em detalhe todas as Ofertas aqui
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PCP questiona SEAAF sobre a prorrogação do prazo para a entrega da IES/DA

Veja aqui

APOTEC reforça pedido ao SEAAF para novo adiamento de prazos da M22 e IES, tendo em conta as datas de 2020

No seguimento dos anteriores pedidos, uma vez mais a APOTEC apela ao Governo para que haja, pelo menos, a mesma dilatação de prazos que ocorreu em 2020, ou seja:

-  definição extraordinária do prazo limite de entrega da Modelo 22 até 31 de julho;
- alargamento do prazo de entrega da IES/DA até 15 de setembro, ambos sem qualquer penalização.

Veja aqui o pedido de 09 de Julho

Veja o reforço da solicitação feita a 22 de junho documento

Veja o pedido feito a 9 de junho documento





Campanha Especial Associados - até 31 de julho

Caros Associados, a partir de hoje, 1 de junho de 2021 entra em vigor a CAMPANHA ESPECIAL ASSOCIADOS.
Os Associados são a prioridade da APOTEC e por essa mesma razão lançamos esta campanha.
Até ao dia 31 de julho de 2021, cada novo associado que trouxer equivale a 1 mês de quotas gratuitas, ou seja, se trouxer 2 novos associados terá 2 meses de quotas gratuitas, se trouxer 5 novos associados terá 5 meses de quotas gratuitas, quantos mais novos associados, mais ganha.

O processo é simples! Basta incentivar algum colega a tornar-se associado da APOTEC, que fará a sua adesão em AQUI 

O proponente indica o novo associado através deste formulário 

Não perca esta oportunidade disponível até ao final do mês de julho!


PRÉMIOS - "Contab. Luiz C. Almeida" e "Hist. da Cont. Martim N. Monteiro" 2021

Abertas as candidaturas aos Prémios de Contabilidade e História da Contabilidade, edições ano 2021. Consulte regulamentos aqui 







APOTEC e a MDS Seguros celebram Protocolo - vantagens para os Associados


A APOTEC celebrou no passado dia 10 de fevereiro, um Protocolo de Cooperação com a MDS - Corretor de Seguros.
A MDS é líder da corretagem de seguros em Portugal e marca presença diretamente em sete países. Com mais de 35 anos de experiência, dispõe de uma vasta experiência e know-how que irá proporcionar aos associados da APOTEC o acesso facilitado a soluções personalizadas de seguros.
E porque os associados da APOTEC têm diferentes necessidades de proteção, a MDS analisará as especificidades de cada associado interessado, de forma a apresentar uma solução mais ajustada. Esta personalização será adequada, por exemplo, à dimensão empresarial, assim como dos respetivos colaboradores e agregados familiares (se aplicável e facultativamente), com condições de subscrição especiais ao abrigo de protocolos negociados pela MDS com várias seguradoras.
Numa altura em que a pandemia veio acentuar a necessidade de novas coberturas dos seguros de acidentes de trabalho, ajustadas ao teletrabalho e ao home office, e o uso massificado das tecnologias digitais e o inerente aumento do cibercrime, a MDS assumiu o compromisso de apoiar os associados da APOTEC com apresentação de soluções adequadas às múltiplas necessidades, dada a relevância económica e social dos profissionais da contabilidade e da fiscalidade.
O acesso às várias opções de seguros é feito exclusivamente através do site da APOTEC, com ligação à área privilegiada desenvolvida pela MDS.
Esta é mais uma vantagem que a APOTEC apresenta aos seus associados, numa altura em que o apoio, valorização e reconhecimento tão necessários são para os profissionais do sector.




A APOTEC apoia a TestConnect


A TestConnect é uma plataforma que permite o interface e comunicação entre instituições com necessidade de realizar o teste à COVID-19, e os laboratórios que realizam estes testes e fazem o acompanhamento planeado de cada organização.

No âmbito do apoio que a APOTEC tem prestado ao vários projectos do Movimento Tech4COVID19, este é mais um projecto de ajuda e superação no âmbito da situação provocada pela Covid19. Venha participar também!




Pela defesa das empresas e dos recursos humanos - Informação aos Associados

A situação de pandemia que se vive quase há um ano e os sucessivos estados de emergência, em função da triste fatalidade de mortes que nos comove e aterroriza, não pode ser somente ultrapassada com os sucessivos e consequentes confinamentos, pelo grave risco de crise social, económica e financeira que tudo isto tem desencadeado.

A sociedade está em risco, quando as famílias e as empresas estão em risco. As sucessivas falências de muitas empresas das actividades forçadas ao encerramento, as dificuldades de tesouraria que não estão sendo atenuadas pelos apoios do Estado que se têm manifestado insuficientes, as contínuas dificuldades de otimizar plataformas públicas de respostas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos contribuintes face às obrigações e orientações emanadas a cada diploma legal publicado, estão a contribuir para a destruição da economia, para o agravar do desemprego, para a angustia colectiva que se consubstanciará na crise social que temos pela frente.

É fundamental a retoma das atividades. Mas é também fundamental que a reabertura da economia seja acompanhada de medidas sanitárias preventivas, de testagem e despiste, para que sejam diminuídos os riscos de contágio e interrompendo-se as cadeias de transmissão   do vírus SARS-CoV-2.

É possível fazê-lo, através de um correto planeamento para testar preventivamente todos os colaboradores das empresas.

No âmbito do apoio que a APOTEC tem prestado a vários projectos do Movimento Tech4COVID19, que surgiu de forma totalmente voluntária em Março de 2020, destacamos em especial a TestConnect, que é uma plataforma que permite o interface e comunicação entre instituições/empresas com necessidade de realizar o teste à COVID-19, e os laboratórios que realizam estes testes e fazem o acompanhamento planeado de cada organização.

Atualmente há já alterativas de testes com encargos muito mais reduzidos e acessíveis às empresas, que os tradicionais PCR. Os testes rápidos à COVID-19 são mais fáceis de administrar e com resultados em 15 minutos. Os testes de antigénio apresentam várias vantagens quando são parte integrante de um processo semanal de testagem nas empresas. Este tipo de testes consegue detetar a infeção dois a cinco dias depois do contágio.

Somos profissionais de contas. Fazemos aqui um exemplo:

 Uma empresa implementa o processo de testagem semanal dos seus recursos humanos. No caso de o colaborador apresentar um resultado positivo, é encaminhado para o rastreio epidemiológico do Serviço Nacional de Saúde. Se o resultado for negativo, o colaborador mantém a sua vida profissional e pessoal normal, voltando novamente a ser testado na semana seguinte, e assim em diante. Estes testes apresentam uma sensibilidade média de 95% e especificidade de 99%.

 E esta periodicidade semanal de realização de testes rápidos é essencial para o plano de retoma da actividade das empresas em segurança e mitigando os riscos de transmissão.

 Urge resgatar as empresas e os empregos. E só com um plano definido podemos contribuir para a melhoria da saúde pública e para a esperança da retoma da economia, das famílias, dos profissionais e, sobretudo, da esperança de um futuro para os mais novos.

 A TestConnect é uma solução para a implementação da testagem massiva dentro das empresas.

 Pode fazer o registo da sua organização em https://www.testconnect.pt/

 

A Direcção Central da APOTEC


Ver documento



INFORMAÇÕES TÉCNICAS




PARABÉNS À APOTEC – 44º Aniversário -16 de Março
1977-2021


Conscientes das dificuldades em mudanças de paradigma nacional face aos desafios da profissão de contabilista, quer perante a AT e as empresas, quer entre a própria classe, sobretudo quando continuamos longe da maioria dos modelos vigentes nos outros Estados Membros da União Europeia, em termos de normativo profissional.
Os contabilistas adaptaram-se aos novos desafios, estudam, reciclam-se e para isso despendem gastos elevados para que o conhecimento adquirido face às novas exigências satisfaça as empresas que são quem lhes paga e colaboram obrigatoriamente com uma Autoridade Tributária ávida em obter receitas para assim melhor equilibrar o Orçamento do Estado.
 Melhorar tudo o que possamos oferecer aos associados e não só, será um dos pilares de suporte desta instituição para a continuidade dos seus propósitos.
Conscientes de que o futuro da APOTEC será aquele que os seus associados determinarem, não depende de outros, que não sejam aqueles que se têm dedicado à causa associativa.
Em prol dos associados afirma-se pela sua defesa, valorização e promoção, num garante da democratização da profissão do contabilista/fiscalista, com vista ao desenvolvimento e afirmação dos profissionais.
Temos confiança no futuro da APOTEC, o livre associativismo não é fácil, fácil é ter quem por nós resolva os problemas alheando-se das responsabilidades e da participação na resolução das situações que dizem respeito às vicissitudes profissionais. Fazem parte dos órgãos sociais da APOTEC, nacionais e regionais, cerca de 130 indivíduos, que num gesto de voluntariado tem contribuído para que a Associação esteja presente nas mais variadas posições em que se vê desafiada.
Aos Associados, a todos os órgãos sociais da APOTEC, aos colaboradores e aos amigos apresentamos os nossos agradecimentos por nos continuarem a acompanhar neste percurso do livre associativismo.

Viva a APOTEC!



Veja aqui alguns vídeos deste dia de celebração



Agora também pode usar o MBWay para pagamento de quotas e de formação.

MBWay 918470074 

IBAN: PT50 0035 0698 000 26015 0307 8 da C.G.D., balcão Restauradores - Lisboa

Enviar sempre comprovativo com o nº encomenda (no caso da formação) ou nº de Associado (no caso de quotas) para tesouraria@apotec.pt



A APOTEC na comunicação social

Vida Económica - Contabilistas querem dilatação dos prazos fiscais - 15 de Julho de 2021

Contabilidade & Empresas, Maio/Junho de 2021 - A IES e a "Exactidão de Contas por Direito Certo"

Contabilidade & Empresas, Março/Abril de 2021 - SAFT da Contabilidade- Ficheiro contraria disposições exclusivas dos contabilistas certificados

Vida Económica - Contabilistas aplaudem descida do projeto SAF-T à comissão parlamentar - 19 de Março de 2021

Revista "Pontos de Vista" - 14 de Março de 2021

Contabilidade & Empresas, Julho/Agosto de 2020 - A formação profissional em Contabilidade

Vida Económica - 14 de Fevereiro de 2020 - SEAF tem "falta de vontade" para resolver problemas recorrentes

Poligrafo - 25 de Novembro de 2019

Vida Económica - 9 de Agosto de 2019

Contabilidade & Empresas, Junho/Julho 2019 - SAFT contraria competências exclusivas dos contabilistas certificados

Vida Económica - Iniciativa do justo impedimento deveria ser vertida na Lei Geral Tributária - 25 de Julho de 2019

Expresso - 15 de Julho de 2019 - APOTEC reforça preocupação com envio de dados das empresas para o Fisco



Vida Económica - 31 de Maio de 2019 - APOTEC exige suspensão do ficheiro SAF-T


Vida Económica - Maio de 2017 - Contabilistas podem contribuir para o sucesso do novo SNC da administração pública

Revista "Pontos de Vista" - Profissão de Contabilista - 16 de Novembro de 2015