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Informações Associativas




APOTEC solicita ao SEAF adiamento de prazos da M22 e IES

-  definição extraordinária do prazo limite de entrega da Modelo 22 até 31 de julho;
- alargamento do prazo de entrega da IES/DA até 15 de setembro, ambos sem qualquer penalização.

Veja o documento





Campanha Especial Associados - até 30 de junho

Caros Associados, a partir de hoje, 1 de junho de 2021 entra em vigor a CAMPANHA ESPECIAL ASSOCIADOS.
Os Associados são a prioridade da APOTEC e por essa mesma razão lançamos esta campanha.
Até ao dia 30 de junho de 2021, cada novo associado que trouxer equivale a 1 mês de quotas gratuitas, ou seja, se trouxer 2 novos associados terá 2 meses de quotas gratuitas, se trouxer 5 novos associados terá 5 meses de quotas gratuitas, quantos mais novos associados, mais ganha.

O processo é simples! Basta incentivar algum colega a tornar-se associado da APOTEC, que fará a sua adesão em AQUI 

O proponente indica o novo associado através deste formulário 

Não perca esta oportunidade disponível apenas no mês de junho!


PRÉMIOS - "Contab. Luiz C. Almeida" e "Hist. da Cont. Martim N. Monteiro" 2021

Abertas as candidaturas aos Prémios de Contabilidade e História da Contabilidade, edições ano 2021. Consulte regulamentos aqui 





APOTEC recebe aluna estagiária da EPGE

Iniciou hoje, o estágio de 3 meses, a aula do curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Sofia dos Santos Dias, da Escola Profissional Gustave Eiffel – Polo da Amadora Centro. 
No âmbito do protocolo de colaboração entre a EPGE e a APOTEC, o estágio curricular pretende preparar a colocação dos alunos em contexto de formação de trabalho presencial, consolidando e aplicando, os conhecimentos gerais e específicos adquiridos ao longo do curso.
A APOTEC dá as boas-vindas à jovem Sofia, fazendo votos de sucesso não só para a fase de estágio como para o seu percurso profissional, que agora se inicia.






APOTEC e a MDS Seguros celebram Protocolo - vantagens para os Associados

A APOTEC celebrou no passado dia 10 de fevereiro, um Protocolo de Cooperação com a MDS - Corretor de Seguros.
A MDS é líder da corretagem de seguros em Portugal e marca presença diretamente em sete países. Com mais de 35 anos de experiência, dispõe de uma vasta experiência e know-how que irá proporcionar aos associados da APOTEC o acesso facilitado a soluções personalizadas de seguros.
E porque os associados da APOTEC têm diferentes necessidades de proteção, a MDS analisará as especificidades de cada associado interessado, de forma a apresentar uma solução mais ajustada. Esta personalização será adequada, por exemplo, à dimensão empresarial, assim como dos respetivos colaboradores e agregados familiares (se aplicável e facultativamente), com condições de subscrição especiais ao abrigo de protocolos negociados pela MDS com várias seguradoras.
Numa altura em que a pandemia veio acentuar a necessidade de novas coberturas dos seguros de acidentes de trabalho, ajustadas ao teletrabalho e ao home office, e o uso massificado das tecnologias digitais e o inerente aumento do cibercrime, a MDS assumiu o compromisso de apoiar os associados da APOTEC com apresentação de soluções adequadas às múltiplas necessidades, dada a relevância económica e social dos profissionais da contabilidade e da fiscalidade.
O acesso às várias opções de seguros é feito exclusivamente através do site da APOTEC, com ligação à área privilegiada desenvolvida pela MDS.
Esta é mais uma vantagem que a APOTEC apresenta aos seus associados, numa altura em que o apoio, valorização e reconhecimento tão necessários são para os profissionais do sector.




A APOTEC apoia a TestConnect


A TestConnect é uma plataforma que permite o interface e comunicação entre instituições com necessidade de realizar o teste à COVID-19, e os laboratórios que realizam estes testes e fazem o acompanhamento planeado de cada organização.

No âmbito do apoio que a APOTEC tem prestado ao vários projectos do Movimento Tech4COVID19, este é mais um projecto de ajuda e superação no âmbito da situação provocada pela Covid19. Venha participar também!




Pela defesa das empresas e dos recursos humanos - Informação aos Associados

A situação de pandemia que se vive quase há um ano e os sucessivos estados de emergência, em função da triste fatalidade de mortes que nos comove e aterroriza, não pode ser somente ultrapassada com os sucessivos e consequentes confinamentos, pelo grave risco de crise social, económica e financeira que tudo isto tem desencadeado.

A sociedade está em risco, quando as famílias e as empresas estão em risco. As sucessivas falências de muitas empresas das actividades forçadas ao encerramento, as dificuldades de tesouraria que não estão sendo atenuadas pelos apoios do Estado que se têm manifestado insuficientes, as contínuas dificuldades de otimizar plataformas públicas de respostas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos contribuintes face às obrigações e orientações emanadas a cada diploma legal publicado, estão a contribuir para a destruição da economia, para o agravar do desemprego, para a angustia colectiva que se consubstanciará na crise social que temos pela frente.

É fundamental a retoma das atividades. Mas é também fundamental que a reabertura da economia seja acompanhada de medidas sanitárias preventivas, de testagem e despiste, para que sejam diminuídos os riscos de contágio e interrompendo-se as cadeias de transmissão   do vírus SARS-CoV-2.

É possível fazê-lo, através de um correto planeamento para testar preventivamente todos os colaboradores das empresas.

No âmbito do apoio que a APOTEC tem prestado a vários projectos do Movimento Tech4COVID19, que surgiu de forma totalmente voluntária em Março de 2020, destacamos em especial a TestConnect, que é uma plataforma que permite o interface e comunicação entre instituições/empresas com necessidade de realizar o teste à COVID-19, e os laboratórios que realizam estes testes e fazem o acompanhamento planeado de cada organização.

Atualmente há já alterativas de testes com encargos muito mais reduzidos e acessíveis às empresas, que os tradicionais PCR. Os testes rápidos à COVID-19 são mais fáceis de administrar e com resultados em 15 minutos. Os testes de antigénio apresentam várias vantagens quando são parte integrante de um processo semanal de testagem nas empresas. Este tipo de testes consegue detetar a infeção dois a cinco dias depois do contágio.

Somos profissionais de contas. Fazemos aqui um exemplo:

 Uma empresa implementa o processo de testagem semanal dos seus recursos humanos. No caso de o colaborador apresentar um resultado positivo, é encaminhado para o rastreio epidemiológico do Serviço Nacional de Saúde. Se o resultado for negativo, o colaborador mantém a sua vida profissional e pessoal normal, voltando novamente a ser testado na semana seguinte, e assim em diante. Estes testes apresentam uma sensibilidade média de 95% e especificidade de 99%.

 E esta periodicidade semanal de realização de testes rápidos é essencial para o plano de retoma da actividade das empresas em segurança e mitigando os riscos de transmissão.

 Urge resgatar as empresas e os empregos. E só com um plano definido podemos contribuir para a melhoria da saúde pública e para a esperança da retoma da economia, das famílias, dos profissionais e, sobretudo, da esperança de um futuro para os mais novos.

 A TestConnect é uma solução para a implementação da testagem massiva dentro das empresas.

 Pode fazer o registo da sua organização em https://www.testconnect.pt/

 

A Direcção Central da APOTEC


Ver documento



INFORMAÇÕES TÉCNICAS




PARABÉNS À APOTEC – 44º Aniversário -16 de Março
1977-2021


Conscientes das dificuldades em mudanças de paradigma nacional face aos desafios da profissão de contabilista, quer perante a AT e as empresas, quer entre a própria classe, sobretudo quando continuamos longe da maioria dos modelos vigentes nos outros Estados Membros da União Europeia, em termos de normativo profissional.
Os contabilistas adaptaram-se aos novos desafios, estudam, reciclam-se e para isso despendem gastos elevados para que o conhecimento adquirido face às novas exigências satisfaça as empresas que são quem lhes paga e colaboram obrigatoriamente com uma Autoridade Tributária ávida em obter receitas para assim melhor equilibrar o Orçamento do Estado.
 Melhorar tudo o que possamos oferecer aos associados e não só, será um dos pilares de suporte desta instituição para a continuidade dos seus propósitos.
Conscientes de que o futuro da APOTEC será aquele que os seus associados determinarem, não depende de outros, que não sejam aqueles que se têm dedicado à causa associativa.
Em prol dos associados afirma-se pela sua defesa, valorização e promoção, num garante da democratização da profissão do contabilista/fiscalista, com vista ao desenvolvimento e afirmação dos profissionais.
Temos confiança no futuro da APOTEC, o livre associativismo não é fácil, fácil é ter quem por nós resolva os problemas alheando-se das responsabilidades e da participação na resolução das situações que dizem respeito às vicissitudes profissionais. Fazem parte dos órgãos sociais da APOTEC, nacionais e regionais, cerca de 130 indivíduos, que num gesto de voluntariado tem contribuído para que a Associação esteja presente nas mais variadas posições em que se vê desafiada.
Aos Associados, a todos os órgãos sociais da APOTEC, aos colaboradores e aos amigos apresentamos os nossos agradecimentos por nos continuarem a acompanhar neste percurso do livre associativismo.

Viva a APOTEC!



Veja aqui alguns vídeos deste dia de celebração



ANO 2021



Reuniões livres mensais - S.R. Braga - Dr. José Roriz

Mês    Dias

MAI.    31

JUN.    28

SET.    27

OUT.    25

NOV.    29




Agora também pode usar o MBWay para pagamento de quotas e de formação.

MBWay 918470074 

IBAN: PT50 0035 0698 000 26015 0307 8 da C.G.D., balcão Restauradores - Lisboa

Enviar sempre comprovativo com o nº encomenda (no caso da formação) ou nº de Associado (no caso de quotas) para tesouraria@apotec.pt



A APOTEC na comunicação social

Contabilidade & Empresas, Março/Abril de 2021 - SAFT da Contabilidade- Ficheiro contraria disposições exclusivas dos contabilistas certificados

Vida Económica - Contabilistas aplaudem descida do projeto SAF-T à comissão parlamentar - 19 de Março de 2021

Revista "Pontos de Vista" - 14 de Março de 2021

Contabilidade & Empresas, Julho/Agosto de 2020 - A formação profissional em Contabilidade

Vida Económica - 14 de Fevereiro de 2020 - SEAF tem "falta de vontade" para resolver problemas recorrentes

Poligrafo - 25 de Novembro de 2019

Vida Económica - 9 de Agosto de 2019

Contabilidade & Empresas, Junho/Julho 2019 - SAFT contraria competências exclusivas dos contabilistas certificados

Vida Económica - Iniciativa do justo impedimento deveria ser vertida na Lei Geral Tributária - 25 de Julho de 2019

Expresso - 15 de Julho de 2019 - APOTEC reforça preocupação com envio de dados das empresas para o Fisco



Vida Económica - 31 de Maio de 2019 - APOTEC exige suspensão do ficheiro SAF-T


Vida Económica - Maio de 2017 - Contabilistas podem contribuir para o sucesso do novo SNC da administração pública

Revista "Pontos de Vista" - Profissão de Contabilista - 16 de Novembro de 2015