Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja Associado

Jornal Online

Ano 2018
Mês Novembro/Dezembro
Sumário
 Principais Aspectos dos Ativos Tangíveis em SNC-AP

 IVA na vertente aduaneira

 O Contributo do Ensino Superior Português para a produção de Conhecimento em Contabilidade

 Plano Oficial de Contabilidade do 2º POC às IFRS

 Novas Ações de Formação: novos temas e datas


 Director: Manuel Benavente Rodrigues

 Coordenação: Isabel Maria Cipriano

 Colaboração: Alexandra Varela, Paulo Nogueira Filho

 Periódico Técnico, fundado por Martim Noel Monteiro

 Propriedade e Edição: Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade – APOTEC (Instituição de Utilidade Pública)

 NIF: 500 910 847

 Periocidade: Bimestral

 Redacção e Administração: Rua Manuel da Fonseca, 4 A - Park Orange – 1600-308 LISBOA

 Telefone: 213 552 900 / Fax: 213 552 909

 Site: www.apotec.pt / E-mail: jornalcontabilidade@apotec.pt

Editorial

Manuel Patuleia
Presidente

A responsabilidade por via da ética

As mudanças de ciclo são convidativas a promessas que contemplam o desejo de paz e harmonia entre os Homens. Gostávamos de acreditar na boa vontade das intenções que as pessoas das mais diversas responsabilidades apregoam.

Mas a experiência adquirida por uma longa vivência dá-nos lamentavelmente a perceber que as boas vontades terminam quando os interesses instalados poderão vacilar.

Sem dúvida que, quem como a APOTEC continua a percorrer um destino que tem como marca a entrega e o respeito pelo mundo que a rodeia, não hostilizando, preconizando o entendimento entre os vários parceiros, exigindo para tal a ausência de práticas que não sejam éticas.

A ética tem como objectivo garantir a convivência pacífica dentro das comunidades. É a ética que define os códigos de conduta aceitáveis para que se alcance o bem comum, incluindo no ambiente corporativo. A ausência da ética leva ao perfilhar de falsos juízos, destilados no seio de mentes inocentes ou distraídas, que por via da simples afirmação, sem qualquer suporte documental verídico, esperam fazer crer – a si e aos outros – que uma mentira muitas vezes dita se possa tornar em verdade absoluta.A intenção da difamação é suportada pela necessidade de afirmação pessoal, não pela via da competência, mas pela manifesta incapacidade desta.

As tecnologias que hoje dispomos não nos desobrigam de respeito e bom senso, num cuidado acrescido, atendendo a comportamentos à luz da ética, que servem de guia e orientação em sociedade. 

Durante a estes 41 anos, a APOTEC tem dado provas aos seus inúmeros associados e à sociedade em geral, do cumprimento integral das exigências para a qual foi constituída. A APOTEC continua a promover o conhecimento através do Jornal de Contabilidade, da formação profissional, do consultório técnico gratuito, do estudo da história da contabilidade, e na colaboração com todas as entidades, publicas e privadas a quem tem sido chamada a colaborar, com ética e respeito. 

Em defesa da contabilidade e dos contabilistas, associe-se à APOTEC.
Rubricas