APOTEC
Área Reservada
Idioma
Pesquisa
Valorizamos Profissionais
Valorizamos Profissionais


#
Jornal Online
Ficha Técnica FECHAR [X]

 Director: Manuel Benavente Rodrigues

 Coordenação: Isabel Maria Cipriano

 Colaboração: Alexandra Varela, Paulo Nogueira Filho

 Mensário Técnico, fundado por Martim Noel Monteiro

 Propriedade e Edição: Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade – APOTEC (Instituição de Utilidade Pública)

 NIF: 500 910 847

 Periocidade: Bimestral

 Redacção e Administração: Rua Rodrigues Sampaio, 50, 3.º - Esq. – 1169-029 LISBOA

 Telefone: 213 552 900 / Telefax: 213 552 909

 Site: www.apotec.pt / E-mail: jornalcontabilidade@apotec.pt



Título

Ano
2017

Mês
Março/Abril

Ficha Técnica
Sumário

 SNC-AP e a Mudança de Paradigma Contabilístico no setor Público

 Classificação de Ativos Biológicos na Agricultura

 A importância das Reservas Cooperativas

 Almoço Comemorativo 40 Anos

Editorial
Manuel Benavente Rodrigues
Director do Jornal de Contabilidade

Os 40 anos do Jornal de Contabilidade


Uma efeméride de 40 anos, não é uma efeméride qualquer, para mais num órgão de comunicação social, nos tempos tumultuosos de carrocel económico e financeiro em que se vive actualmente. E quando esse órgão de comunicação, está agregado a uma estrutura do sector não lucrativo, as coisas apresentam-se mais sensíveis, pois identificamo-nos muito mais directamente com os leitores, que são em simultâneo e em grande parte, amigos e associados.

Ora estes 40 anos de vida, mostram pelo menos duas coisas: os altos e baixos de uma confortável perenidade, do nosso universo profissional – na sua maioria contabilistas, técnicos de contas e técnicos de contabilidade – e uma acção pró-activa da APOTEC, assim correspondida pelos associados. Mas, no mundo de hoje e no mundo de sempre não pode haver lugar a comodismos e muito menos adormecer à sombra de qualquer árvore de copa mais ou menos larga. 

Temos pois de estar atentos, mais que aos ventos favoráveis, aos ventos contrários pois só navegando à bolina, podemos atingir os nossos objectivos. E foi isso que na APOTEC todos fomos fazendo, com a arte e o engenho de ser português, desde 1977 até hoje. E os tempos foram mudando e as pessoas foram-se expondo e impondo e a APOTEC foi-se definindo.

Antes de iniciarmos uma pequeníssima incursão ao espaço-tempo do nosso Jornal, primeiro que tudo, uma palavra de agradecimento a todos, todos, que desde o primeiro número colaboraram no Jornal, fosse com nome ou simplesmente anónimos, ligados seja à redacção, à administração ou à tipografia. Obrigado!

Foi a partir de 2013 que começámos a dirigir o Jornal, procurando respeitar o seu traçado técnico e científico, mas conferindo também um cunho, mais cívico, político – no sentido de polis – cultural. Antes de nós, foi Severo Praxedes Soares quem superiormente dirigiu o Jornal desde 1992, sendo justo que se diga, com a sabedoria necessária para atravessar o período de mais turbulência, na evolução da profissão de técnico de contas em Portugal. A presidência de Manuel Patuleia envolve pois estas duas últimas direcções do Jornal, de 1992 até hoje, sempre numa atmosfera de diálogo e respeito. Nessa viagem de tantos anos, Praxedes Soares foi muito bem acompanhado pela Directora-adjunta do Jornal, Maria Teresa Neto, a qual continuou a sua excelente colaboração, já connosco até 2016.

Entretanto o Secretário-geral António Reis, fora coordenador do Jornal até 2001, data da sua aposentação, passando a actual Vice-presidente da APOTEC, Isabel Cipriano, a assumir a coordenação, a partir daí e até hoje. 

Antes, fora, Luiz Gonzaga Vieira Dias Chaves de Almeida, também Presidente da Direcção Central, a partir de 1984, que dirigira o Jornal, desde Junho de 1987 a Outubro de 1991, até ao seu falecimento, vivendo o princípio do fim, do período de luta pelos estatutos dos técnicos de contas, como já escrevemos algures. Logo atrás, viera Joaquim Daniel da Costa Neves que assumira a direcção do Jornal, numa época de muitas sensibilidades, desde Janeiro de 1984, até Maio de 1987 e que abandonou por doença.

Entretanto António Aires de Abreu fora Director do Jornal, enquanto Presidente da Direcção Central da APOTEC, isto é, desde o início, em 1977 até Dezembro de 1983. Na realidade, o Congresso dos Técnicos de Contas realizado em Leiria em Outubro de 1983, funcionara como o “último voo da águia”. 

Sendo o Jornal confluência de tantas personalidades, que ajudaram a esculpir a APOTEC, referenciam-se como intervenientes no processo, os três Presidentes das Assembleias Gerais, Fernando Viterbo Campos Barbosa, José Cândido Ribeiro e João Filipe Gonçalves Pinto.

E por fim, num regresso mágico ao futuro dos idos de 1977, destacamos, – temos mesmo de destacar – o nome emblemático da APOTEC, Martim Noel Monteiro, que desde Abril de 1977 até ao seu repentino falecimento em Dezembro de 1980 foi a alma do Jornal. O homem que nunca foi Director do Jornal, o homem que nunca foi Presidente da Direcção, o homem que foi sempre um simples associado, foi a alma do Jornal e a alma da APOTEC. 

Um Jornal, um pequeno mas digno Jornal, como este, com todo o rol de contradições, que nós, seres humanos carregamos e transmitimos, tanto pode ser um clarim de revolta, como um hino de esperança. Enfim, faz-se o que se pode, muitas vezes com o que se não tem. E temos a idade da esperança, amassada nas ilusões desiludidas do quotidiano. E quantas vezes são os leitores, os associados, os companheiros, os colaboradores, que nos acendem a esperança e fazem-nos sentir que vale a pena. Obrigado!



Rubricas

Consultório (7)
Fólio do Senador (0)
Glossário do Contabilista (1)
Livraria (0)
Normalização Contabilística (0)
Notícias (1)
Síntese Económica (4)

Imprimir
Newsletter
Contactos Gerais
  • Rua Rodrigues Sampaio,
    50 - 3.º Esq.
    1169-029 LISBOA
  • Tel.21 355 29 00
  • Fax21 352 03 62
    21 355 29 09
  • Emailgeral@apotec.pt