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Jornal Online

Ano 2023
Mês Abril/Junho

 Director: José Manuel Bruno Lagos

 Coordenação: Isabel Maria Cipriano

 Colaboração: Paulo Nogueira Filho

 Periódico Técnico, fundado por Martim Noel Monteiro

 Propriedade e Edição: Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade – APOTEC (Instituição de Utilidade Pública)

 NIF: 500 910 847

 Periocidade: Trimestral

 Redacção e Administração: Rua Manuel da Fonseca, Loja 4 A - Park Orange – 1600-308 LISBOA

 Telefone: 213 552 900 / Fax: 213 552 909

 Site: www.apotec.pt / E-mail: jornalcontabilidade@apotec.pt

 Tiragem: Online

 Depósito Legal: 53873/92

 Registo nº 105076 ERC

 Assessores: Ana Coelho, Ana Berga, João Filipe Gonçalves Pinto, José Araújo, Bruno Lagos, Mário Soares.

 Paginação: Europress - Indústria Gráfica Tel 218444340 - 1700-249 Lisboa

 Normas de publicação: 

Os textos recepcionados têm a prévia autorização dos respectivos autores para publicação na nossa revista. Os artigos publicados são da responsabilidade dos seus autores e não vinculam a APOTEC.
O Jornal de Contabilidade, até decisão em sentido diferente, publicará os textos em português de acordo com a ortografia adoptada pelos respectivos autores.
Os textos da responsabilidade da redacção não são escritos segundo Novo Acordo Ortográfico.

 Estatuto Editorial: 

O Jornal de Contabilidade é o periódico técnico e científico que permite tomar conhecimento de todos os aspectos das técnicas contabilística, fiscal e jurídica.
É distribuído gratuitamente a todos os associados e é editado ininterruptamente desde Abril de 1977, constituindo ummportante elo entre a APOTEC e os Associados.
Está disponível aos Associados na Área Reservada as edições desde 2006.
Os destaques da edição deste mês encontram-se em www.apotec.pt/jornal/
Editorial
 
Bruno Lagos
Director Jornal de Contabilidade
Informação Empresarial
 
 
A teoria dos 5 M’s DA GESTÃO DE NEGÓCIOS define que os seus principais componentes, em inglês, são: Money (Dinheiro), Manpower (Homens),Material (Mercadorias), Machines(Máquinas) e Methods (Procedimentos).
 
Um dos procedimentos habituais dos Bancos, das Seguradoras e das Grandes Empresas, nesta altura do ano (julho e agosto), é divulgarem os resultados do 1º semestre e compará-los com o mesmo dos anos anteriores.
Este procedimento leva a que, com base na contabilidade do ano em curso, seja construída uma Demonstração de Resultados do 1º Semestre e se apure o resultado líquido do mesmo.
Para tal, a contabilidade é uma área essencial para avaliar o sucesso ou insucesso de qualquer empresa.
A contabilidade é responsável por garantir que os registos financeiros sejam precisos. No entanto, com o passar dos anos, a contabilidade tem evoluído para se tornar cada vez mais complexa.
Felizmente, a tecnologia tem permitido que a contabilidade avance a passos largos e a inteligência artificial – assunto do momento, totalmente em evidência nos nossos tempos – é uma das principais ferramentas que está a revolucionar o relato financeiro.
Os Contabilistas Certificados devem explorar como a inteligência artificial está a transformar a contabilidade e os benefícios que essa tecnologia pode trazer para as empresas.
A inteligência artificial (IA) é uma área dos sistemas informáticos que se concentra em criar máquinas que possam realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como aprendizagem, reconhecimento de padrões e tomada de decisões.
A IA usa algoritmos e modelos estatísticos para analisar grandes conjuntos de dados e identificar padrões que os humanos podem não conseguir detetar.

Sabendo o que é inteligência artificial, vamos identificar os benefícios que essa tecnologia pode trazer à contabilidade:
1. Análise de dados mais rápida e precisa;
2. Redução de erros;
3. Identificação de fraudes;
4. Previsão de tendências;
5. Melhorias na experiência do cliente;
6. Maior segurança dos dados;
7. Redução de gastos;

Destes benefícios gostaria de destacar a redução de gastos, realçando a automatização de tarefas, melhorando a eficiência geral do processo contabilístico, resultando em economias significativas para as empresas.
Hoje as aplicações informáticas utilizadas pelos contabilistas são dotadas de procedimentos automatizados que permitem efetuar registos de forma automática e o tratamento de informação contida em ficheiros. Consequentemente, uma análise e apreciação se impõem, dotando os profissionais de valor acrescido na informação relevante, para a gestão das organizações.
Hoje, por opção, já não se lançam faturas, em papel, uma a uma que constam de uma pasta, mas "lê-se” um SAFT da faturação.
Em face do NIPC, que consta das faturas, é proposto um lançamento contabilístico que o Contabilista valida ou não.
Naturalmente, esta realidade ainda não é global, mas este é o sentido orientador, para que as Micro e Pequenas Empresas possam também conhecer o resultado do 1º Semestre de 2023 e os Contabilistas Certificados possam criar um procedimento ou rotina de elaboração de uma Demonstração de Resultados do mesmo.
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