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Bases para a Gestão Eficiente de Pequenos Negócios

DGERT
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Sobre o curso
Grande parte da falta de sucesso de muitos pequenos negócios e atividades económicas está diretamente relacionado com a falta de informação e formação básica dos empreendedores em relação aos requisitos esenciais para a gestão de uma atividade económica. Com esta formação pretendemos preencher esta lacuna.

DESTINATARIOS:
Empreendedores que pretendem iniciar um negócio; Sócios e gerentes de micro e pequenas empresas.

OBJETIVOS
- Conhecer os procedimentos de constituição de uma sociedade, bem como as responsabilidades que resultam para sócios e gerentes;
- Conhecer e entender as responsabilidades das empresas e os custos inerentes;
- Ter todos os dados necessários para avaliar a viabilidade e rentabilidade do negócio.
Detalhes do curso
Data início
2020-11-02
Data fim
2020-11-05
Horário
Das 17h:30m ás 20h:30m
Lugares disponíveis
6
Duração
12 horas
Monitor
Jorge Scharfhausen Nordgren
Habilitações
Consultor Financeiro Internacional; Diretor Geral de Lax-Consultores e do Inedem; Presidente da Casa de Espanha em Portugal e Vice presidente do Círculo de Empresários e Gestores Espanhóis e Portugueses (em Espanha)
Observações
Sessões interactivas, em videoconferência na PLATAFORMA ZOOM.

Requisitos: No dispositivo a usar (portátil, computador fixo, tablet ou telemóvel) tenha disponível o áudio e a câmara, doutra forma não poderá assistir, participar e interagir na Formação.

Em parceria e leccionado pelo INEDEM - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial

Ficha de participante para novas outras entidades/não sócios
Enviar para tesouraria@apotec.pt (identificar com nº encomenda)
T. Bancária (identificar com nº de encomenda)
Preços
Preço associados
200,00 €
Preço outras entidades
230,00 €
Programa
I. A IDEIA DO NEGÓCIO
1. Definição de objetivos do negócio.
2. Formas jurídicas para a gestão do negócio. Qual é a mais adequada?
3. A longevidade dos negócios (por área de atividade). Quais os principais motivos de mortandade das empresas?
4. Estrutura do Plano de Negócios
    - Modelo Canvas
    - Tipos de planos de negócios e as suas finalidades
    - A estrutura organizativa do negócio

II. A CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE
1. Passos para a posta em funcionamento da empresa.
    - Definição do objeto social
    - Identificação dos sócios
    - Pedido de nome
    - O contrato de sociedade
    - O ato constitutivo
    - Abertura de conta bancária
    - Obrigações iniciais da empresa

2. Órgãos sociais da empresa.
    - A Assembleia de sócios.
    - A gerência
    - Obrigações e responsabilidades da gerência

3. Outras possíveis obrigações da empresa segundo a atividade (licenças, alvarás, registo de marcas,…)

4. Obrigações fiscais da empresa:
    - Impostos empresariais, para quê servem
    - Envio de ficheiro SAFT
    - O IRC – Imposto sobre o lucro da empresa: Como é calculado? | Gastos não dedutíveis | Tributações autónomas  | Imposto efetivo
    - O IVA
    - IRS. Obrigações de retenções
    - Declarações INTRASTAT
    - Declaração COPE ao Banco de Portugal
    - Crime fiscal
    - Calendário anual

5. Obrigações contabilísticas
    - Prazo para a contabilização das operações
    - A lógica da contabilidade e informação que obtemos dela
    - As demonstrações financeiras obrigatórias. A sua leitura e interpretação
    - A gestão dos stocks
    - Movimentação do dinheiro (extratos, limites aos pagamentos com numerário, empréstimos de/a sócios,…)
    - Indicadores de gestão obtidos a partir da contabilidade. A sua importância
    - Calendário anual

6. Obrigações laborais
    - Tipos de contratos
    - Formas de remuneração e outros componentes retributivos (Subsídio de alimentação, subsídio de transportes, …)
    - Determinação do custo laboral
    - A Segurança Social
    - Seguro de Acidentes de Trabalho
    - Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho
    - Formação obrigatória
    - Horário de trabalho, direito ao descanso e direito às férias
    - Fim da relação laboral (mútuo acordo, caducidade, despedimento, …)
    - Calendário anual

7. O/A Contabilista Certificado/a e o/a Revisora Oficial de Contas

8. Ferramentas de Gestão
    - Programa de contabilidade
    - Programas de gestão de recursos humanos
    - Programas de faturação certificados
    - CRM (Customer Relationship Management)

9. Formas de financiamento da empresa
    - Dinheiro dos sócios (capital, prestações acessórias, suprimentos, …)
    - Financiamentos bancários
    - Financiamento dos sócios

10. Tipos de incentivos às empresas
    - Laborais
    - Fiscais
    - Fundos para investimentos

11. O Plano de viabilidade financeira da empresa como passo indispensável para a tomada de decisão.
        - Uso de ferramenta disponibilizada pelo INEDEM
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