OBJETIVOS
- Conhecer a natureza do Coaching e o seu papel no contexto da empresa.
- Utilizar o Coaching como instrumento de desenvolvimento dos colaboradores e da equipa.
- Compreender a dinâmica da relação de coaching de forma a potenciar a responsabilidade e o compromisso do colaborador.
- Dominar o processo de condução da conversa de Coaching.
- Treinar competências de comunicação fundamentais numarelação de Coaching.
- Utilizar técnicas e ferramentas facilitadoras do processo de desenvolvimento do colaborador.
PROGRAMA:
1. O QUE É O COACHING E O SEU PAPEL NO CONTEXTO DA EMPRESA.
2. O COACHING COMO PROCESSO FACILITADOR DA MUDANÇA E DO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS.
3. O GESTOR COMO COACH DOS COLABORADORES: PRESSUPOSTOS DE ATUAÇÃO.
4. CARACTERÍSTICAS DA DINÂMICA DA RELAÇÃO GESTOR-COLABORADOR NO QUADRO DO COACHING.
5. MODALIDADES DE COACHING NO SEIO DA EMPRESA E RESPETIVOS PROCESSOS DE INTERVENÇÃO.
6. ESTRUTURA DO PROCESSO DE COACHING: PREPARAÇÃO, CONDUÇÃO, AVALIAÇÃO.
7. CONDUZIR CONVERSAS DE COACHING: DIFERENTES FASES.
8. COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS QUE SUPORTAM A CONVERSA.
9. FERRAMENTAS DE COACHING.
10. FOMENTAR O COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO.
11. PLANO DE ACÇÃO DO SEMINÁRIO.
12. RESUMO E ANÁLISE FINAL.