Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja associado

Princípios de Contabilidade

Cadernos APOTEC n.º 1

Título: PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE

Autor: Martim Noel Monteiro

Valor: 4,00 (IVA e portes incluídos)

Introdução

“Princípios de Contabilidade não são – ao contrário do que se poderia acaso julgar, rudimentos da disciplina, ou uma iniciação à mesma, mas os fundamentos, ou normas, que a regem.

Este pequeno trabalho procura indagar desses princípios na esfera da essência, âmbito e objecto da contabilidade, da sua metodologia e sistemática, do balanço e determinação do rédito e da análise contabilística.

O AUTOR”

O Professor Martim Noel Monteiro, foi, um distinto divulgador da cultura contabilística no século passado.


A nota biográfica  publicada na revista Revisores & Empresas n.º 21, de Abril/Junho de 2003, pp. 5-6., por Hernâni CARQUEJA,  que se junta,  demonstra isso mesmo:

“Distinguiu-se particularmente pelo empenho na defesa da contabilidade e dos Contabilistas: pertenceu à SPC – Sociedade Portuguesa de Contabilidade, fez parte do grupo fundador da APOTEC – Associação Portuguesa dos Técnicos de Contabilidade, foi fundador e presidente do Conselho Directivo do JTCE – Jornal do Técnico de Contas e da Empresa, foi fundador e director da ACICE – Associação Científica Internacional de Contabilidade.

Foi um autor particularmente produtivo. Teve a seu cargo a página de contabilidade e gestão do Jornal do Comércio, escreveu regularmente artigos, respostas a consultas e notícias sobre livros, na Revista de Contabilidade e Comércio, no Jornal de Contabilidade, no JTCE e em revista estrangeiras...”

Como fundador da APOTEC e sócio n.º 1, quer a sua pessoa como a sua obra merecem sem dúvida uma reflexão mais profunda. Não deixe de consultar na área do Centro de Estudos, Casa dos Contos, Reflexões e Biografias, Professor Martim Noel Monteiro - Subsídios  para uma Biografia.