Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja associado

S.R. COIMBRA - 2 de Julho de 2016 - "Os Tesouros das serras da Estrela e do Açor"

A Sessão Regional de Coimbra promove encontro convívio: 

OS TESOUROS DAS SERRAS DA ESTRELA E DO AÇOR2 de Julho de 2016 (Sábado)

Veja o filme aqui juntamente com um testemunho da colega Deolinda Reis


Programa

8h30m - Concentração no Clube de Remo de Coimbra (Choupalinho).

9h00m - Partida de Autopullman em direção a SANDOMIL.    
Sandomil é uma aldeia, pertencente ao concelho de Seia, na imensa Serra da Estrela, banhada pelo cristalino Rio Alva. Por entre as suas ruas serranas, destacam-se a Ponte Romana, o antigo edifício dos Paços do Concelho, hoje uma casa brasonada, a Igreja Paroquial, com a sua curiosa Torre inclinada e a granítica Capela de S. Sebastião.

10h20m - Chegada a SANDOMIL, para uma degustação dos sabores da Serra da Estrela, entre outros, o famoso queijo da serra, o fumeiro e o mel acompanhados com o pão de Seia.

10h45m - Visita pedonal à aldeia, com passagem pela igreja, ponte romana e praia fluvial.

11h15m - Partida para a aldeia de FOZ de ÉGUA.

12h10m - Chegada à aldeia de FOZ de ÉGUA. Visita à aldeia. A confluência das ribeiras de Chãs de Égua com a do Piódão, as duas pontes em pedra que as atravessam, as casas de xisto dispostas em socalcos, tudo num estado de conservação imaculado, a praia fluvial, o Santuário no alto e a ponte de madeira suspensa, fazem do local um sítio idílico e inesquecível.

12h25m - Partida para uma caminhada (facultativo) entre a aldeia de Foz de Égua e a aldeia do Piódão. O percurso tem a distância de 2,8 km e a duração de 0h45 m. Trata-se de um percurso com declive pouco acentuado, com uma ou duas exceções.

13h00m - Chegada à aldeia do PIÓDÃO. Visita ao Núcleo Museológico e à aldeia. A aldeia do Piódão é uma das 12 aldeias que integra a rede das “Aldeia Históricas de Portugal, estando classificada como “imóvel de interesse público” desde 1978. A aldeia em forma de anfiteatro, ou aldeia presépio, como alguns a designam, com as suas casas de xisto e cobertura da mesma pedra, onde o azul forte das portas e dos frisos das janelas sobressai, com caminhos estreitos e tortuosos, faz-nos regressar a um passado ainda recente, perpetuado nas suas gentes.

14h00m - Partida em direção ao AGUINCHO para ALMOÇO. Sabe-se desde 1884 que os romanos passaram pelo Aguincho, porque se descobriu no sítio da Barroca do Galego, um tesouro de denários republicanos. O almoço será servido no restaurante do viveiro de trutas. Após o almoço, breve visita guiada à aquicultura das trutas.

17h30m - Visita ao POÇO da BROCA da BARRIOSA. Possuindo uma belíssima queda de água, a Cascata do Poço da Broca destaca-se por uma beleza e tranquilidade raras, possuindo também uma agradável Praia Fluvial. Nas margens desta Cascata pode-se encontrar melros peixeiros, garças, lontras e ainda alguns guarda-rios, nome que tem o restaurante localizado junto ao Poço da Broca.

18h00mRegresso a COIMBRA.


Preços

Autocarro + Atividade + Almoço:
até aos 12 anos - € 15,00
mais de 12 anos - € 25,00

Seguro de acidentes pessoais incluído
Inscrições limitadas a 55 participantes


Inscrição

Nome: ___________________________________________________

Morada: __________________________________________________

Telm: ________________  N.º cheque: __________Banco: __________

Data de nascimento: ___/ ___/ _____ (para seguro de acidentes pessoal)


ENVIAR INSCRIÇÕES ATÉ AO DIA 24 de Junho PARA:
APOTEC – Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade
Secção Regional de Coimbra
Apartado 10191
3030-601 COIMBRA
apotec.coimbra@gmail.com